Sempre que a gente pensa em proteção e segurança contra os raios solares tem que lembrar em como fazer um bom bloqueio deles. Nesse sentido, temos que olhar também para o custo benefício. Ou seja, a opção tem que deixar o local no melhor ponto para a dupla economia e proteção. Em outras palavras, não deixar que a luz passe da forma certa pode gerar um custo bem maior nesta área. Como resultado pode haver uma conta de luz bem maior do que antes. Juntamente com a escolha errada, o local pode ficar muito mais escuro do que se quer. Ao passo que um insulfilm muito escuro pode não ser o melhor. Por outro lado, se usar muito claro, os raios do sol podem passar do ponto e ferir a saúde da pele e dos olhos.
De acordo com tudo o que já se falou acima, a melhor opção passa por uma boa visão de quem já tem experiência no ramo. Por esta razão, é sempre bom fazer uma consulta a uma firma que seja idônea. Afinal os profissionais são sempre as vistas mais indicadas para dar a visão real sobre o que se pode obter. Sob este mesmo ponto de vista, eles têm vastas opções para mostrar que podem atender ao que se quer. Bem como, trazer o que se precisa para o ambiente. Dessa forma sua verba pode e será usada da forma que possa dar uma resposta ideal à sua questão. No entanto, não faz nenhum mal tratar do tema mais de perto, dando dicas que valem para quase todos os ambientes. Frequentemente há, quando na mesma região, um ponto comum para se indicar.
Posso ter proteção e segurança contra os raios solares no mesmo produto?
Antes de mais nada temos que lembrar como agem os insulfilmes no vidro. Quando se diz que eles trazem proteção e segurança contra os raios solares, isso é porque eles podem fazer mais de uma função. Em primeiro lugar, vamos tratar do ponto da segurança. Ou seja, quando a gente tem um vidro em casa, ou na loja ou outro lugar, que possa ficar no caminho das pessoas, é sempre bom pensar em como o deixar mais firme. Assim sendo, aplicar o Insulfilm é, na maior parte das vezes, a melhor e mais barata opção. Isso porque seu uso faz com que o vidro, caso se quebre, fique com suas partes todas juntas. Além disso, torna o vidro muito mais forte para resistir a choques, o que faz com que não se quebre tão fácil quanto antes. Este é o fator segurança.
Agora é a vez de falar sobre o outro fator. Sempre que se fala em proteção, a gente lembra dos dois temas. Sobre o fator de quebra do vidro e suas consequências já se falou. Então é hora de citar a proteção e segurança contra os raios solares mais neste fator. Juntamente com isso, temos que lembrar que o mesmo sol que nos dá saúde não pode ficar totalmente tampado. Em contrapartida, tem que deixar passar a luz na medida certa. Do contrário a gente não teria os benefícios dele. Sob esta ótica, se passar muitos raios, a saúde vai ficar de lado neste projeto. Por esta razão é que se usa o Insulfilm na medida certa, para bloquear os raios nocivos do sol, mas deixar passar luz ao longo do dia. Então o ponto a se falar é manter a proteção, a segurança e a economia juntas.
Qual o fator indicado para estes casos?
Finalmente chegou a hora de tratar de forma mais direta este ponto. Assim sendo, saber que há várias medidas quanto ao Insulfilm torna tudo mais fácil. Desde que este tema surgiu, a medida que se diz aqui é quanto à transparência. Ou seja, se aplica a qualquer tamanho de vidro. Sobretudo porque ele pode ser na janela, porta, telhado ou outro lugar qualquer onde tenha vista para o sol. De antemão temos que saber quanto se deve deixar passar desta luz. É sempre bom lembrar que se trata da luz solar, que chega com muitos raios nocivos junto a ela até nós. Logo não basta dizer que este bloqueia mais luz que aquele, ou vice versa. Fazer uma análise de caso é sempre o mais indicado. Todavia há uma medida que atende a quase todos os casos que já vimos.
Medidas e Graduações do Insulfilm
Primeiramente vamos lembrar as medidas que temos à mão. Ele é medido pela letra “G”, de graduação. Logo, temos a lista a seguir:
G5: 5% de transparência/visibilidade; G20: 20% de transparência/visibilidade; G40: 40% de transparência/visibilidade; G50: 50% de transparência/visibilidade. G70: 70% de transparência/visibilidade.
Agora que a gente já sabe todos os tipos, é hora de olhar para a tabela acima. Em suma, ela trata da visão do lugar mais claro para o mais escuro. Nesse sentido, o lado do sol será sempre o mais claro. Além disso, é bom saber que o uso do Insulfilm para proteção e segurança contra os raios solares tem um outro fator. Eles podem reter até 94% dos raios ultravioletas, que tanto nos fazem mal. Em conclusão, com toda a experiência em ambientes, tanto carros quanto casas, por tudo que vimos acima, a mais indicada será, em quase todos os casos, o G20.