Talvez poucos saibam para que serve o envelopamento automotivo. Eventualmente você passa por carros pelas ruas que fazem uso deste tipo de proteção, mas nem sempre vê. Assim como há vários tipos de películas em outros locais que te fazem achar que é uma tinta. Ainda mais quando só vemos de longe, quando passam bem rápido por nós. Por outro lado, quando vemos um novo modelo com disfarce nos sites que mostram o que está por vir por aí, fica muito mais fácil perceber. Isso porque nestes casos o uso é para não deixar que o público veja o novo antes da divulgação da marca. Desde já, nestas poucas linhas, mostramos uma das grandes razões para aplicar este recurso em um carro. Além da questão de não deixar que o povo veja o carro antes da hora, também há o fato de gerar uma proteção extra.
À primeira vista, um carro que usa o envelopamento automotivo pode passar sem que se note. Todavia, quando a gente chega mais perto, não dá para deixar de ver. Ainda mais que há um brilho bem mais fosco do que a pintura na maior parte das vezes. Bem como pode conter uma marca ou qualquer outro tipo de propaganda nele. Além disso, ele pode ser parcial, para o caso de quem opta por fazer uma porta ou só o capô do carro. Ou seja, há opções para todos os gostos. Afinal, ele tem várias razões para estar em seu veículo. Mas não vamos dar todas as respostas em poucas linhas. Contudo, vamos tentar mostrar o que der para te incentivar a fazer uso deste tão útil recurso. Conforme já consta nas linhas anteriores, vamos fazer um curto passeio sobre o que o envelopamento automotivo faz pelo seu carro.
Personalizando a Pintura com o Envelopamento Automotivo
Primeiramente quero falar sobre personalizar um carro. Porém tanto faz se é para uso pessoal ou se é para a sua empresa. Em ambos os casos ele atende ao que se quer. Assim sendo, o envelopamento automotivo pode dar o toque diferente para a tinta do seu bem. Ao passo que gera uma grande propaganda para sua marca, que você mostra por onde passa. Neste caso, ele também lhe traz retorno financeiro, pois expõe e faz crescer a visualização de sua marca ou produto. Logo, dar um toque pessoal extra pode render uma boa quantia para o dono do veículo. Assim como tornar sua empresa muito mais conhecida por onde você passar. Tal qual se diz por aí, quem não é visto não é lembrado. Desta forma, o seu próprio carro serve para quebrar este fato de as pessoas esquecerem fácil sua marca ou o seu nome.
Em contrapartida, há quem queira só ter um carro diferente. Porém sem ter que fazer uma troca. Ainda mais que cada vez que a gente vende um carro e compra outro leva um pouco mais de dinheiro para fora de nossa conta. Antes que alguém pense que isso é proibido, não o é. A regra é que não se pode mudar a cor do carro que consta no documento. A resolução do Contran 292 reza que não pode passar de 50% da área de lataria. Ou seja, dentro deste percentual é legal. Por outro lado, quando a cor do envelopamento automotivo é a mesma que está no documento, ela continua dentro da regra. Ao passo que quando dentro da mesma gama de cor, o carro não fica irregular. Por exemplo, quando a cor original no documento é verde, ele deixa que você use os tons ao seu bel prazer.
O Envelopamento Protege a Pintura do Carro
Às vezes o que leva o dono a fazer o envelopamento automotivo é outra razão. Ao mesmo tempo que ele serve para deixar o carro dentro do seu gosto, também tem outra grande função. Agora é a hora de falar de proteção da pintura. Ainda mais que o material dele pode te manter longe dos efeitos dos raios do sol. Ao passo que também protege de outras coisas que podem bater em seu carro sempre que ele está pelas ruas. Ao mesmo tempo que mantém a pintura como nova, também evita que as pedras que voam atrás dos caminhões deixem marcas que não são nada bem vindas em sua lataria. Neste sentido, quem usa o envelopamento automotivo conserva o carro como novo por muito mais tempo. Assim, na hora de vender, basta tirar a película e mostrar uma pintura ainda bem nova para o novo dono.
Do mesmo modo que ele não deixa que as marcas das ruas mudem o seu humor, também traz mais vantagens. Em outras palavras, é hora de lembrar de quando o lugar é apertado. Sabe aqueles arranhões que o pet deixa nele? Também o livra disso. Bem como de plantas que ficam à beira do caminho na hora de parar o carro junto ao meio fio. Como vimos, a proteção para a pintura do seu carro fica muito mais barata com o uso do envelopamento automotivo do que ter que pintar sempre o carro de novo. Com tudo que vimos acima, que tal fazer a sua própria experiência?