Embora muita gente ainda não saiba, o uso do envelopamento automotivo está dentro das regras atuais. Contudo, há pontos que devem ser vistos antes de usar em seu carro. Em outras palavras, não é em qualquer vidro que se pode usar este tipo de produto. Logo, ao longo deste artigo, vamos passar por estas regras para saber onde se pode e onde não se pode usar. Antes demais nada, é o CONTRAN quem diz tudo o que Lei cita como regras e não termos que ficar em uma blitz por conta de mal uso de algo que é super bom para a saúde do seu carro. Então, ter informação é o passo mais importante antes de buscar uma loja para fazer o seu gosto ser visto no seu carro. Além disso, a película pode e deve ter mais uso do que os vidros.

A princípio, o uso do envelopamento automotivo deve priorizar a parte da lataria do veículo. Sobretudo porque sua maior e melhor função é manter a tinta em bom estado. Principalmente para quem deixa o carro ao sol ou pega muito a estrada para fazer suas viagens. Do mesmo modo que uma capa mantém o carro livre dos raios do sol, este tipo de película faz o mesmo, só que em todo lugar onde ele for. Analogamente, você tem uma garagem que vai junto com o seu carro em suas viagens. Ao passo que o fruto disto é visto quando temos a troca do produto e vemos que a tinta ainda está nova como quando veio para suas mãos. Tal qual ela era quando o carro chegou, se mantém após o uso desta proteção. No entanto, esta é uma parte do que ela pode e faz pelo seu carro.

Como o uso do envelopamento automotivo protege a pintura?

Antes de tudo temos que lembrar que o que vimos pelas ruas pode trazer fortes marcas no seu carro. Constantemente vemos pequenas pedras que saem das rodas dos carros grandes e que batem no seu carro. Principalmente sobre o capô, que é a parte mais exposta a este tipo de fato. Por esta razão, manter esta parte do carro com um tipo de capa é o melhor que temos a fazer. Assim, o uso do envelopamento automotivo mantém o carro com uma tinta sempre nova por manter uma camada sobre ela, e não deixar que estas pedras batam nele. Ao passo que, além de manter protegido, também pode dar um novo visual ao seu veículo, com várias ideias que vão te manter muito mais feliz. Nesse sentido, o material do qual se faz a película nos dá uma camada extra sobre toda a área de lataria do carro.

Sob o mesmo ponto de vista, temos que lembrar que ele age como uma camada extra sobre o carro. Logo, o uso do envelopamento automotivo serve, de forma natural, para manter como nova a pintura. Além disso, por poder ser personalizado, tem várias outras funções. Nesse sentido, ele pode trazer sua marca sobre toda a sua frota. Do mesmo modo, você pode usar em carro de passeio ou, até mesmo, em ônibus e caminhões. Em geral, fica muito mais fácil fazer o uso do envelopamento automotivo do que uma pintura nova em sua frota. Da mesma forma que ela protege todos os carros de sua frota ele também dá a visão para sua marca. Como resultado temos um só fator que gera dois resultados ao mesmo tempo para seu uso. Tanto quanto traz as boas coisas para o uso particular quanto para o caso comercial.

O que diz a Lei sobre o Envelopamento?

Quanto à Lei, o uso do envelopamento automotivo não tem nenhum ponto que o torne ilegal. Apesar disso, temos que lembrar que o óbvio não pode ficar de lado. Ou seja, para todo e qualquer vidro que possa fazer diferença para o motorista, é claro, não podemos utilizar nele. Todavia isso não é nenhum problema, visto que, evidentemente, nem precisaríamos fazer este adendo. Apesar disso, já que aqui se trata de dizer se é ou não legal o seu uso, não custa nada trazer este ponto à luz. As resoluções CONTRAN 860 e 989 de 2022 são as que tratam deste tema. Em ambas há a regra para o uso nos vidros da frente e demais indispensáveis à dirigibilidade. Para os demais, que a nova deixou livre, ele também já pode ser aplicado. Ou seja, além de proteger a pintura, também pode ficar nos vidros de trás.

Por outro lado, ainda temos um ponto a lembrar. Para o uso do envelopamento automotivo o material segue um padrão. Em síntese, ele não pode ser de material que lembre um espelho. Neste caso, o CONTRAN considera que este tipo de película pode trazer risco aos demais motoristas. Como resultado, isso iria gerar grandes riscos de acidentes para o caso de o sol bater nestes vidros e cegar o motorista que vem na direção do reflexo. Assim sendo, a única coisa que temos que lembrar é que há três locais onde não pode, que são na frente do carro e nas portas do motorista, e que não pode ser espelhado. Para os demais, principalmente na lataria, a função dele protege a pintura do sol e dos objetos que batem na lataria. Como resultado, ele protege não só a pintura, mas, também, a lataria. E ainda pode expor sua marca.