O uso do Insulfilm é legal no Brasil. Todavia muitos possuem uma questão na cuca sobre isso. Às vezes a gente deixa de por no nosso vidro do carro por achar que é contra a Lei. Alguns narram vários fatos para provar que estão certos quando falam sobre ser contra as regras. Ocasionalmente chegam a dizer que foi com eles que se deu o que falam para dar um ar de ser uma coisa bem mais real. Mas, na hora de dar base ao que falam, falta o texto legal para mostrar. Isso se dá porque nem todos nós temos a mania de ler no texto original para saber se bate a fala. Mas vamos saber melhor neste artigo sobre este tema.

O uso do Insulfilm é legal há tempos, em nossas terras. Desde que foi feita a regra pelo Contran que já se pode usar sem medo nos vidros dos carros. Dessa forma basta saber qual é a regra para que se possa pedir em uma loja do ramo para pôr a película em seus vidros. O Contran é o órgão que cria estas regras e normas sobre o trânsito no Brasil. Portanto tudo que vem deles nos mostra o que se pode ou não se pode fazer no carro. Então temos que ver melhor quais são estas regras para poder saber como seguir. Antes de tudo temos que entender que eles têm que criar as normas para o bem de todo um povo.

Antes de mais nada temos que saber o sentido do termo “legal”. Assim sendo, temos duas formas que nosso povo usa. À primeira vista, o termo legal pode ser algo como uma coisa boa, que agrada, que nosso povo gosta. Este é o sentido que se usa no dia a dia, também chamado de senso comum. Todavia o real valor deste termo é quando a gente passa a saber que ele se refere a “Lei”. Sob o mesmo ponto de vista, “legal” é tudo aquilo que está dentro de nossas leis. Então, como vimos, se o uso do Insulfilm é legal é porque ele está dentro de algum texto ou regra do Contran ou do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

Conhecendo a Regra para o Uso das Películas

Agora que a gente já sabe o que quer dizer algo ser legal, é hora de saber como é a regra. Além disso, saber qual é a norma que trata deste tema quando se fala em filme nos vidros do carro. Antes de mais nada também temos que saber que esta mesma regra olha para cada vidro como único. De acordo com esta visão, há um limite próprio para cada lugar onde o vidro fica. Conforme sua função também muda o valor que ele pode ter quando se fala da visão de dentro para fora. Assim sendo não é qualquer filme que pode dizer que o uso do Insulfilm é legal. Ou seja, o filme tem que estar dentro da regra própria para aquele vidro.

Aqui a gente só está vendo sobre o caso veicular. Por outro lado, é bom saber que para o uso em casas ou empresas não segue a mesma norma. Uma vez que nosso tema é sobre o uso de película automotiva, só vamos tecer sobre os carros. Então a gente tem vários tipos de insulfilm que são para usar no veículo. Tanto no caso de nível de transparência quando de tipo ou de aparência. Como resultado o que serve para um vidro pode deixar o outro fora do padrão. O uso do Insulfilm é legal somente quando dentro da regra criada para cada parte do carro. Por este motivo é que foi criada esta norma de forma mais clara sobre o que pode e o que não pode pôr no vidro do nosso carro.

A Resolução 254 de 2007

Para poder falar que o uso do Insulfilm é legal ele têm que seguir os níveis para o aplicador botar o Insulfilm Automotivo. Sempre que a gente fala de níveis é sobre a transparência. Em outras palavras há uma grande gama deste tema e a gente tem que fazer uma opção. Afinal é bom ter uma escolha prévia sobre qual usar. Para isso temos as tabelas de transparência. E elas mostram uma limitação também. Como vimos, elas não são tão livres. Ao contrário, seguem a regra ao máximo. Assim que não podem passar de certa porcentagem. Portanto a limitação se dá por uma norma do CONTRAN. A norma é a Resolução 254 de 2007. Logo existe uma regra para cada vidro. Afinal a visão do motorista tem que ser boa. Conforme esta visão, precisa ficar dentro das regras.

Segundo esta norma, o nível de transparência segue a posição do vidro no carro. No para-brisas a transparência mínima é de 75%. Em seguida temos os vidros das portas. No vidro traseiro e nos vidros das portas traseiras é de 28%. Enquanto nas portas da frente o mínimo é de 70%. Esta transparência vale para todos os vidros não essenciais ao motorista. Logo depois o aplicador coloca um ‘selo’ entre o insulfilm automotivo e o vidro. Ele contém o nível de transparência usado. O uso de película fora do permitido pode render multa. Além de 5 pontos na carteira do motorista.

Author

Write A Comment