A colocação de películas automotivas, também conhecido insulfilm, tem funções muito mais do que estéticas. Além de ser utilizado como um acessório, elas reduzem os efeitos solares e dificultam a visualização do interior do veículo, principalmente por pessoas mal intencionadas.
De acordo com Francisco Castro Junior, vice-presidente da Associação Brasileira dos Representantes e Aplicadores de Window Films, as películas foram desenvolvidas para ser um isolante térmico. Mas além de proteger o interior do veículo dos raios solares, elas também proporcionam a economia de combustível nos carros com ar condicionado, pois com a redução de calor, o acessório não precisa ser utilizado com grande frequência. No caso de colisão do veículo, a película ainda segura os fragmentos do vidro, evitando que eles atinjam o condutor e as demais pessoas que estiverem dentro do veículo.
Para a estudante Juliana Lima, o principal benefício é a dificuldade de visibilidade. Ela colocou a película assim que comprou o seu carro e desde então acredita que essa é mais uma ferramenta para a segurança no trânsito. “As mulheres estão mais vulneráveis, pois são alvos fáceis. Com o vidro mais escuro fica difícil saber quem está ao volante e sehá mais pessoas no carro, bem como objetos de valor ou bolsas”, afirma ela.
De acordo com a Resolução no 254/2007 do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Trânsito, os limites de transparência para o uso de películas automotivas são de visibilidade mínima de 75% no párabrisa dianteiro, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos vidros laterais traseiros e vidros traseiros. Segundo o comandante da 3 a Companhia da Polícia Militar, Tenente Alves, é importante respeitar a legislação e no caso de uma abordagem policial, sempre abaixar o vidro, independente do nível de transparência, para facilitar a visibilidade dos policias.
Películas automotivas RIKIN FILM.