À primeira vista, muitos de nós fica com a visão de que não é permitido usar Insulfilm no carro. Porém, isto não se baseia nas regras que o Contran nos deu. Ao contrário, tem como base só o senso comum. Dessa forma, ainda há pessoas que ficam com medo de fazer no carro uma coisa que o deixa muito melhor. Além disso, traz economia de combustível. Bem como reduz o calor e traz privacidade para você e para os seus. Como resultado, traz, junto, uma nova questão super boa, que é a segurança extra. Ou seja, quando se tem algo bom para a gente, levar e mostrar para quem a gente gosta é algo até mesmo automático. Isso faz parte de nosso ser, de nossos grupos de amigos e familiares. Então, por que ainda tem quem tenha medo de por o Insulfilm no carro?
Antes de mais nada temos que lembrar que, quando tudo começou, ainda não havia regra para isso. Posteriormente, o Contran criou a regra, que era a Resolução 254 de 2007. De acordo com esta norma, o nível de transparência segue a função do vidro no carro. No vidro da frente a transparência não pode ser menor do que 75%. Em seguida temos os vidros das portas. No vidro traseiro e nos vidros das portas de trás é maior ou iguala 28%. Enquanto nas portas da frente o mínimo é de 70%. Este valor serve para todos os vidros não essenciais ao motorista. Logo depois o aplicador coloca um ‘selo’ entre o insulfilm automotivo e o vidro. Ele contém o nível de luz que passa. O uso de película fora do permitido pode render multa. Além de 5 pontos na carteira do motorista.
A Lei que Diz que é Permitido Usar Insulfilm no Carro Mudou?
Agora temos um novo tema para tratar. Conforme o Contran, sim, a Lei que diz que é permitido usar Insulfilm no carro mudou. O Contran soltou uma nova regra sobre o tema para todo o Brasil. A nova Resolução é a 960 de 2022. De acordo com a nova norma, não tem muita coisa para mudar nos carros que já faziam uso da que foi feita tempos atrás. Nesse meio tempo muito se falou sobre como tornar a regra mais atual. Neste sentido o Contran buscou fazer com que uma nova regra, mais nova e mais atual, fosse feita para nosso povo. Sob o mesmo ponto de vista, buscou ver o que podia mudar e o que devia manter. Sempre, é claro, com um olhar na segurança das pessoas pelas vias do nosso Brasil. Assim sendo, a nova regra chegou para ser mais clara para todos nós.
Antes que alguém possa pensar que ficou mais dura, é bom saber que não. Ao contrário, a nova regra deixou a vida do motorista mais fácil. Isso porque ela reduz uma das grandes dores da que ficou para trás. Conforme a Res. Contran 254 de 2007, nos vidros da frente não podia haver menos de 75% de luz a passar pelo vidro. No entanto, na Res. Contran 960 de 2022, este valor caiu para o teto de 70%. Desse modo, a maior diferença entre elas, para os carros de passeio, passa a ser esta. Por outro lado, ela ficou mais dura quando à questão de haver bolhas nos vidros da frente. Para este caso, o carro passou a ser alvo de multas. Ou seja, ela cedeu em algum ponto e puxou a mais em outros. Simultaneamente, mudou para os veículos de carga. Mas, para melhor também.
A Nova Regra: Resolução 960 de 2022
Assim que entrou em vigor, a nova regra deixou a de 2017 para trás, sem valer mais. A Res. Contran 960 de 2022 assumiu o lugar da que saiu. Logo, é para esta que temos que olhar a partir deste ano. Logo após a gente saber que há uma nova regra, surgem dúvidas que já haviam sobre a anterior. Uma delas é sobre o Insulfilm Espelhado, que a Lei trata de Película Refletiva. Por vezes, ainda vemos carros com este tipo de filme pelas nossas ruas. Principalmente nas regiões mais rurais e de periferia das grandes cidades. Todavia, quando estes mesmos carros saem de seus pontos, têm que estar dentro da regra para não ficar preso em uma blitz. Logo, para quem pensa em usar uma destas, a questão é que elas eram e ainda são proibidas na nova resolução, que ainda está bem fresca diante de nossos olhos.
Depois de tudo que já lemos até aqui, para quem ainda tem a dúvida se é permitido usar Insulfilm no carro, temos que dizer que ainda o é. Definitivamente, saber as regras a seguir em nossa terra é sempre uma forma de nos mantermos mais calmos cada vez que a gente tem que viajar. Isso porque não temos que ficar na ânsia de fugir das fiscalizações. Em síntese, basta seguir as normas que estão em vigor para poder viajar sempre tranquilo e feliz. Então, é buscar uma empresa que saiba fazer a aplicação dentro da Lei, ou seja, da Res. 960 de 2022, e sair com sua economia, com menos calor e com a sensação de ter uma segurança extra, dada pela privacidade que o uso do Insulfilm pode lhe trazer. E não se esqueça de cobrar do aplicador a chancela em cada um dos vidros do carro.